quinta-feira, maio 17, 2007

Reduzindo erros de DNS

Quando você está tentando acessar um site, seu computador manda um pedido à um servidor DNS para conseguir o endereço IP deste site, e poder acessá-lo. Para deixar este pedido mais rápido, o Windows utiliza-se de um sistema de cachê de DNS, para que não seja necessário enviar pedidos repetidos quando se utiliza o mesmo site.

Entretanto, se o servidor DNS que você utiliza estiver com problemas e você não conseguir conectar-se a ele, o mesmo cachê irá armazenar a resposta negativa - assim, impossibilitando que você se conecte ao site quando apertar "Reload" (F5) até que o cachê se renove, o que demora alguns minutos (O famoso - e chato - erro de que "A página não pode ser exibida". Com isso, você não precisa mais usar o comando ipconfig /flushdns).

Para resolver este 'problema', e para que seja possível evitar o "Negative Caching" (cachê de respostas negativas), utilizando-se somente dos benefícios trazidos pelo "Positive Caching" (cachê que traz o endereço correto dos sites), deve-se modificar os seguintes valores no registro do Windows:
ATENÇÃO: Dica válida somente para Windows 2000/XP; faça um backup do seu registro antes de qualquer alteração.
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Servic es\Dnscache\Parameters]
"NegativeCacheTime"=dword:00000000
"NetFailureCacheTime"=dword:00000000
"NegativeSOACacheTime"=dword:00000000
Para quem não quer mexer no registro, pode baixar o arquivo .reg e executá-lo; o resultado será o mesmo. Para desfazer as alterações, execute este script (faça o download, clique com o botão direito e escolha 'install').

Fonte (em inglês)
Mais informações
(em inglês)

Nenhum comentário: